segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Um olho na boca e um dente na mão


Direção e Roteiro: Nelin

CENA 1:
A carne ensanguentada, suculenta.

CENA 2:
Antevisão do restaurante, os prazeres da carne. A porta aberta e o cheiro que convida a vizinhança de transeuntes e funcionários de firmas e escritórios a entrar, comer, gastar, entupir o estômago de coisas que vão apodrecer dentro dele, um pouco entre os dentes, um tanto por dia a cada dia junto com as carnes do corpo e os dentes. Açoitam o chão os calcanhares e os pés pisaram quentes.
PENSAMENTO, VOZ EM OFF:
“A cabeça acredita que ela é uma maravilha... Decide... O corpo é que sofre. O corpo não enxerga a si próprio. Os espelhos é que contam corpo.”

CENA 3:
As lentes do corpo percebem uma morena linda sentada logo na entrada.
1º ZOOM: Ela enrola alface com manga no garfo.
2º ZOOM: Leva à boca.
PENSAMENTO, VOZ EM OFF: “Que boca linda...”

CENA 4: CÂMERA GIRANTE: Um tiozinho de macacão mastiga com o olhar fixo na televisão,
passa jornal de esporte...
PENSAMENTO, VOZ EM OFF:
“Mecânico, aqui? (Tempo, 3’’) O que essa gente pensa? Será que pensam enquanto comem? Quem pensa enquanto goza? Outra boca sua ou será gordura?
1º ZOOM: Uma cara lambuzada.
PENSAMENTO, VOZ EM OFF:
“Nesse calor do sertão, tem que ter nascido aqui pra suportar comida quente sem suar... Está gordo... (Tempo, 3’’) Está magro, titubeia, é fritura... (Tempo, 2”) Vai de coração, fígado ou sorte? Será que comem desse jeito em casa?”
MUDANÇA NO GIRO DA CÂMERA:
(Tomada de centro para a direita): A fila de espera do prato feito & as marmitas de isopor. Gente comendo devagar, conversando. E gente com pressa de mastigar, calada.
PENSAMENTO, VOZ IN OFF: Será que os veganos acreditam no que comem? É tudo agrotóxico... E aquela menina ali, comendo chuchu? Burrinha, legume cozido em refeição comprada no quilo, legumes enchem d’água, pesam mais... Essa gente tem casa? Moram ou só vão lá pra dormir e acordar? Quero ganhar tempo...”
2º ZOOM: A boca saliva.

PENSAMENTO, VOZ IN OFF: “E os intestinos, se soubessem de tudo... Funcionam no lugar do telencéfalo altamente desenvolvido... O corpo confirma ao ‘espírito’ quem veio primeiro, quem tem a prioridade, quem é o dono do pedaço... Nem o ‘truque’ de lavar as mãos... Convencer o corpo das vantagens de esperar em fila...”
CENA 5: (Tomada de ângulo fechado: um corpo visto de trás. Está inclinado diante de um lavatório).
1º ZOOM: mãos sendo lavadas com cuidado.
PENSAMENTO, VOZ IN OFF: “Esse cara na frente, que diabos ele lava tanto, será que vai escovar os dentes ai? Essas papilas em desespero”.
2º ZOOM: (o maxilar contorce a boca fazendo malabarismos com a saliva).
PENSAMENTO, VOZ EM OFF: “É agora, uma aguinha pra disfarçar. (O ZOOM mostra que o maxilar paraliza). Não tem sabão? Que se dane. (MUDANÇA DE FOCO DA CÂMERA) Um lenço de papel pra enxugar. Aos pratos!”
CENA 6: (MUDANÇA DE GIRO: A imagem GIRANTE enquadra a busca pelas panelas e o interior das panelas; O FOCO DA CÂMERA REPRESENTA OS OLHOS DA VOZ EM OFF).
1º ZOOM: (tomada do interior das panelas e giro caleidoscópico de todas elas).
PENSAMENTO, VOZ EM OFF: “Meus olhos decidem pelo cheiro. E hoje é por quilo, só hoje. Em casa não faço isso. Quanta comida. Tem de tudo que gosto porque gosto de quase tudo. Nossa!”
2º ZOOM: (Um prato feito, um par de mãos manejando talheres).
PENSAMENTO, VOZ EM OFF: “Aquele prato feito é maior do que o meu. Mas tem muito arroz, feijão de caldo. Essas coisas eu como lá em casa”.
CENA 7: GIRO DE CÂMERA: das bandejas com panelas para o balcão do churrasqueiro.
1º ZOOM: a faca do churrasqueiro oferece A ALGUÉM NA FILA um corte indicado num espeto: VOZ DO CHURRASQUEIRO: “Um pedaço de churrasco pra completar SENHOR?”
2º ZOOM: (um pedaço de picanha mal passada sendo fatiada lentamente).
PENSAMENTO, VOZ EM OFF: “Acho que não resisto”.

CENA 8: (MUDANÇA DE GIRO: uma fila mal feita)
Abertura de Câmera para mostrar um corpo que dribla uma pequena aglomeração n’algo que se parece com fila. TOMADAS DE VÁRIOS ÂNGULOS DO CORPO EM MOVIMENTO, AVANÇANDO EM DIREÇÃO DA CHAPA QUENTE DO CHURRASQUEIRO.
O corpo fala. ENQUATO as tomadas de ângulos variados são mostradas a voz em off se destaca: “Com licença. Licencinha”...
1º, 2º e 3º ZOMM: caras e bocas são mostradas enquanto o corpo anda e fala...
4º ZOOM: mudança de foco para o interior da chapa quente do churrasqueiro, uma mão manuseia o pegador de carnes.
PENSAMENTO, VOZ EM OFF: “Não furo a fila. Não quero que o churrasqueiro me sirva. Eu mesmo me sirvo dos pedaços já cortados. É para isso que servem esses pegadores que as pessoas não usam. Será que é vergonha de se servir ou mania de fila mesmo? Oba, batatas grelhadas...”
CENA 9: GIRO DE CÂMERA: Foco num fogão a lenha mais ao fundo das bandejas.
1º ZOOM: foco fechado num conjunto de panelas de pedra: polenta ao molho branco, feijão tropeiro...
PENSAMENTO, VOZ EM OFF: “Tem comida mineira aqui? Sim! Fogão à lenha. E essa couve fresquinha. Vou por mais disso aqui pra aumentar o tropeiro. Hum, linguiça de porco! É de porco mesmo, olha essa gordura escorrendo dela, que cheiro. Dois, quatro, seis, ah, vai oito pedaços. Vou por pimenta. Não, vou por aquele molho de pimenta ali, com caldo de feijão e frango. Guariroba, nossa, tem guariroba. E com jubeba! Será que está boa, será que amarga?”

2º ZOOM: O PRATO SENDO MONTADO: A imagem do prato equilibrado. A comida desequilibrada.
PENSAMENTO, VOZ EM OFF: “Espero que amargue. Vai guariroba no lugar do arroz. Pamonha assada! Isso é tudo de bom. Pronto. Acho que cinco pedaços de pamonha dão. E se sobrar? O corpo pede pra embrulhar pra eu levar para o cachorro de casa. Ninguém sabe que eu moro sozinho num apartamento. Só me conhecem de vista, daqui de dentro. Ninguém se lembra de mim. Nem Deus sabe que eu existo nessa multidão galáctica de afazeres e coisas mais interessantes para ele do que a humanidade que almoça.
Pronto. Ao peso.
CENA 10: MUDANÇA DE TOMADA: o prato sobre a balança eletrônica.
1º ZOOM: o tíquete do PESO do prato “pesado” na mão, seguro entre os dedos.
2º ZOOM: Uma boca sorridente oferece uma bebida. Permanece sorridente enquanto escuta a voz em off responder: “Lata, por favor”.
CENA 11: MUDANÇA DE TOMADA: A imagem do cheiro.
1º ZOOM: Um nariz respira.
2º ZOOM: Um corpo se ajusta diante do prato.
3º ZOOM: TOMADAS EM SEQUENCIA ALTERNADA: As delícias sendo devoradas, mastigadas: IMAGENS da guariroba, da jubeba, um naco de pamonha para temperar o amargo, um pedaço de linguiça.
PENSAMENTO, VOZ EM OFF: “E o que será que essa gente faz depois do almoço? Ah, eu vou dormir. Que calor. Esse tropeiro parece excelente, tem torresmo nele!
4º ZOOM: uma boca engole um torresmo; predomina o som do torresmo sendo triturado pelos dentes:
5º ZOOM: o maxilar em perspectiva com o ouvido esquerdo, como se o som saísse dentro dele: Croqui!!! Croqui, croqui, croqui.
PENSAMENTO, VOZ EM OFF (ZOOM FIXO NA BOCA QUE MASTIGA O TORRESMO): “Pena que a linguiça que essas bodegas colocam no tropeiro é de frango, puro hormônio. Se criança come isso desde cedo nasce peitinho até em menino antes dos oito anos de idade. Devia ter colocado umas folhas de alface no lugar dessa pamonha toda. Que nada, alface eu como em casa. Sei lá como lavam isso. Hum, esse tropeiro, esse torresmo. Vou misturar essa lingüiça de verdade aqui.”
6º ZOOM: UM GARFO equilibra uma porção de tropeito com um pedaço de linguiça suina fincado na ponta. A imagem em zoom acompanha o movimento do garfo até entrar na boca que mastiga. Um som agudo de algo que se parte dentro da boca, semelhante ao do torresmo captado no 18º ZOOM: Croqui, plec... a BOCA PARA A MASTIGAÇÃO. A boca se apronta para dizer algo em ZOOM: “ai! Hum!!!”. Mas insiste em mastigar, mais lentamente: continua um ruído, agora sinistro, saindo pelos ouvidos...
7º ZOOM: no ouvido direito, destaca o maxilar que labora mais devagar. Continua o som sinistro: “ploc, pluc-hum!!!”
PENSAMENTO, VOZ EM OFF: “Que bosta! Tem um osso nesse tropeiro. Mordi um osso? O corpo fala: um olho na boca e um dente na mão. Perdi meu dente...”

Nenhum comentário: